Como otimizar a Operação através de melhorias na IHM – Parte 3 – O Uso das Cores

“Clutter and confusion are not attributes of data –
they are shortcomings of design.”

Edward Tufte

O adequado uso das cores nas IHM’s é um dos mais importantes fatores que definem os gráficos de alto desempenho recomendados pela norma ANSI/ISA101.01-2015 e diversos outros autores.

O uso das cores deve ser limitado, pois o excesso de cores torna a visualização confusa para o operador, especialmente nas situações estressantes. As cores de alarme devem ser reservadas somente para esta função para tornar facilitar a identificação do que é mais importante no momento certo.

A situação operativa normal deve ser representada de forma serena, basicamente em 2D, com contraste limitado e poucas cores. Deve ser evitado o uso de 3D, texturas complexas, sombreados, gradientes e excesso de contraste pois sobrecarregam o processamento visual do cérebro, causando fadiga e lentidão na compreensão da situação. Cores brilhantes chamativas e animações também devem ser evitadas a não ser para as situações de alarme.

As cores não devem ser a única forma de representar as informações. Isto é necessário devido ao fato de que cerca de 10% dos homens possuem alguma deficiência visual para a identificação das cores. Por exemplo: não é recomendado diferenciar o tipo das medições somente pela cores, é aconselhável colocar a unidade ao lado da medida. A representação de disjuntor aberto e fechado (no caso dos sistemas de controle de subestações) não deve ser feita apenas pela cor: o disjuntor aberto deveria ser vazado, por exemplo e o fechado cheio para facilitar a diferenciação.

A cor de fundo recomendada pela grande maioria dos autores é o cinza claro (cor próxima de RGB 200, 200, 200). É considerado que esta cor provê um contraste adequado e causa pouca fadiga visual quando harmonizada com um ambiente bem iluminado. Todavia, acredito que é possível, embora não seja ideal, também aplicar muitos dos conceitos de gráficos de alto desempenho mesmo que se utilize outros fundos, tais como preto, azul escuro e branco.

A cor de frente deve ser, em geral cinza escuro combinado com preto, com variações na espessura para as linhas e tamanho para os textos de acordo com a importância dos objetos representados. Também podem ser utilizadas outras cores, mas restringindo-se a uma única tonalidade, por exemplo em um tom pastel (não brilhante) de verde ou azul.

Para os alarmes, sugere-se o uso do vermelho, amarelo, laranja e violeta de acordo com as prioridades. Também para os alarmes, a cor não deve ser a única forma de representação, devendo ser combinadas com a forma e texto (triple coding).

O uso das cores deve ser eficiente, consistente e documentado para todas as funções, ao longo de todas as telas. Desta forma a curva de aprendizado dos operadores se torna bastante suave, ou seja, em pouco tempo os operadores aprendem a utilizar adequadamente o sistema. Já os gráficos feitos sem critério fazem com que os operadores precisem de meses ou até de anos para se acostumarem e conseguirem processar minimamente os dados apresentados nas telas, e mesmo após este tempo terão a sua memória de trabalho sobrecarregada, o que pode causar atraso e erro na tomada de decisão.

Para exemplificar o uso errado e correto das cores veja as figuras abaixo (fonte das imagens: http://wilmingtonisa.org/files/Download/ISA-Applying-ISA101-to-Existing-HMIs_MikeHawrylo.pdf):

2016-12-21

2016-12-21-1

 

Veja também este vídeo que mostra bem alguns aspectos do uso das cores nas IHM’s de alta performance.

No próximo artigo abordarei a representação das medições.

Ricardo Olsen in-2c-14px, MEng. :: https://dscsys.com

#SCADA #HMI #IHM #interface #ISA101 #operação #subestação #cores

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s