Centro de Telecontrole Redundante na CEEE-GT

A implementação de redundância nos centros de controle para as concessionárias de transmissão de energia elétrica no Brasil, agora é citada explicitamente nos Procedimentos de Rede do ONS, item 10.14 (Requisitos Operacionais para os Centros de Operação, Subestações e Usinas da Rede de Operação):

4.2 Os centros do ONS e dos Agentes devem dispor de:
(b) plano de contingenciamento para garantir a continuidade de seu serviço, tais como existência de centro reserva (“backup”) ou plano de assunção de atividades por centros regionais;

Ou seja a redundância deve ser provida ou por um centro backup ou pelos centros regionais. Note-se que este requisito abre a possibilidade de se obter receita para a montagem destes centros.

Algumas empresas já vislumbraram a mais tempo as vantagens de se ter a configuração do tipo Centro Principal / Centro Reserva, em comparação a ter diversos centros regionalizados, já tendo implementado esta arquitetura, antes mesmo de ser citada nos Procedimentos de Rede do ONS.

Durante as manutenções planejadas (troca de base de dados, alteração de configuração, substituição de equipamentos, etc.) dos centros de telecomando, a indisponibilidade simultânea, ainda que temporária, do comando de muitas subestações é um problema complexo, acarretando a necessidade de se deslocar operadores para muitas localidades ou de se assumir o risco de se ficar sem comando pelo tempo programado ou até mais, caso ocorram dificuldades com a retomada do sistema SCADA.

A possibilidade de contar com um Centro Backup resolve este problema de forma elegante, já que toda a funcionalidade está disponível neste centro, que assim pode assumir as operações tanto durante estas ocasiões programadas como em casos de falhas, desastres, ou até mesmo de ataques terroristas e cibernéticos.

As empresas podem optar por manter duas equipes independentes, uma em cada centro, ou por deixar vazio o centro backup, efetuando o deslocamento de uma equipe para o local em caso de necessidade. Neste segundo caso, podem ser disponibilizadas no Centro Principal consoles remotas conectadas ao Centro Backup que possibilitam, em muitos casos, manter a operação durante as contingências no sistema principal (programadas ou não), utilizando a mesma equipe operativa.

A equipe de Engenharia de Supervisão da CEEE-GT projetou e implantou uma configuração dual para os centros de telecontrole, a qual permite que área de operação possa optar por manter os dois centros ocupados ou deixar o Centro Backup sem operadores. A opção inicial foi por deixar apenas um centro ocupado, utilizando as consoles ligadas ao Centro Backup para assumir as contingências.

Os sistemas de automação das subestações se conectam a ambos os centros através de portas diferentes e canais de telecomunicação redundantes, sempre que possível. Desta forma, a falha simples de canal pode ocorrer sendo que a disponibilidade dos dados de supervisão e comandos fica garantida pela conexão ao segundo centro. Esta configuração facilita também a manutenção dos canais de comunicação.

Os Centros de Telecontrole, principal e reserva, já utilizam um padrão de telas elaborado segundo as modernas recomendações para IHM’s de alto desempenho (High Performance HMI) da norma ANSI/ISA-101.01-2015 e contarão, gradualmente, com as novas Ferramentas de Auxílio à Recomposição Fluente.

Enfim, como diz o ditado “Quem tem dois tem um, quem tem um não tem nenhum!“: ter um plano “B” é fundamental! E, neste caso, verifica-se que é possível obter importantes benefícios operacionais, retorno financeiro (RAP), redução de custos, maior eficiência e segurança.

Ricardo Olsen in-2c-14px, MEng. :: Engenharia de Supervisão / CEEE-GT

elecomando #transmissão #energia #subestação

img_20170111_171118521

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s