Afinal, o Excel é bom ou ruim?

2000px-microsoft_excel_2013_logo-svg

If I had a spreadsheet on my computer, it looked like I was busy“.
Nate Silver

Excel, um dos softwares mais onipresentes do planeta, ajuda a gerenciar listas, números, dados, fórmulas, gráficos, análises e integrações externas com grande flexibilidade e ainda é fácil de usar. Por que é tão frequentemente criticado? Afinal, o Excel é bom ou ruim?

A verdade é que o Excel é um ótimo produto que muitas vezes é mal compreendido e mal utilizado.

O Excel é um dos maiores poupadores de tempo que existe e, ao mesmo tempo, é provavelmente o maior desperdiçador de tempo e uma grande fonte de erros e de outros problemas no mundo dos negócios.

Uma coisa tem que ser compreendida: o Excel é uma ferramenta! Talvez seja a melhor ferramenta já criada, mas nunca substituirá um sistema bem projetado pelo simples motivo de que ele é apenas uma ferramenta e não um sistema.

O problema com o uso do Excel é que as pessoas resolvem problemas com ele e, muitas vezes equivocadamente,  elas consideram a questão resolvida e continuam indefinidamente usando as planilhas para fazer o trabalho repetitivo. As pessoas orgulhosamente consideram que resolveram o problema e simplesmente não percebem a necessidade de um sistema ou até pensam que por ter o controle de dados e planilhas, podem ser consideradas mais importantes.

Imagine uma linha de produção de uma fábrica composta de profissionais competentes usando as melhores ferramentas que o dinheiro pode comprar. Ela vai funcionar, mas vai ser lenta, cara e propensa a erros. Isto é análogo a um negócio tocado por excelentes profissionais usando planilhas Excel (em vez de sistemas).

Agora imagine uma fábrica moderna com uma linha de produção totalmente automatizada. Será eficiente, com um baixo custo para produzir muito mais. Da mesma forma funciona uma empresa com a ajuda de sistemas bem concebidos, ela será muito eficiente porque as pessoas não estarão fazendo tarefas repetitivas que podem ser feitas de uma forma muito melhor pelas máquinas. As pessoas estarão disponíveis para fazer o que os humanos fazem de melhor: pensar, analisar, aprender, planejar, gerenciar e criar novas formas de agregar valor por meio da inovação.

spreadsheets
Fonte: consider.biz

O Excel deve ser usado apenas como uma ferramenta para resolver problemas excepcionais, que aparecem uma vez ou outra. Se ele está sendo usado para executar tarefas repetitivas, este é um sinal forte de que algum tipo de sistema é necessário. Não caiamos nessa armadilha. É preciso agir, conversar com o chefe, equipe de TI, CIO, CEO ou quem for necessário para reivindicar um sistema que resolva o problema de forma efetiva e eficiente. Se ninguém quiser resolver a questão, devemos cogitar codificar nós mesmos a solução sistêmica, muitas vezes isto é perfeitamente possível e permite-nos aprender, evoluir, e nos tornarmos profissionais mais eficientes, com mais tempo para fazer coisas mais interessantes e para gerar melhores resultados. Isto não deve demorar, senão pode ser tarde demais para salvar a nossa empresa!

Ricardo Olsen in-2c-14px, MEng. :: DSC Systems :: https://dscsys.com

 

b1981948214a982e4e0878010f7fa31a

 

#excel #planilhas #sistemas #empresas #negócios #spreadsheets #systems #business #analytics

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s