Ferramentas Gratuitas para Testes de Protocolos de Comunicação

É tarefa regular de quem trabalha com sistemas de automação, SCADA, etc., configurar as trocas de dados entre os dispositivos, utilizando os protocolos de comunicação.

Muitas vezes, estas integrações entre dispositivos clientes e servidores não são facilmente obtidas. Quando ocorre algum problema, fica sempre a dúvida de se a causa está no cliente ou no servidor.  Nestes casos, pode-se recorrer à ferramentas de terceiros para simular os sistemas clientes e servidores, registrar logs das comunicações para poder então ter melhores condições de analisar o problema.

Neste artigo, apresento algumas ferramentas úteis para executar testes e simulações de alguns protocolos de comunicação. Existem muitas ferramentas comerciais para esta finalidade no mercado, tipo ASE 2000 e Triangle Test Harness, mas vou concentrar apenas naquelas que podem ser obtidas gratuitamente e permitem a utilização continuada sem aquele típico limite de 30 dias de uso.

Opendnp3 Simulator

2017-06-25 (2).png

Esta ferramenta é parte do projeto Opendnp3, uma implementação open source do protocolo DNP3 bastante completa e de excelente qualidade.

O simulador permite fazer tanto a função de cliente como a servidor. Podem ser configuradas as variantes TCP ou serial do protocolo. É possível criar múltiplos dispositivos. Podem ser editados valores e bits de qualidade para a geração de eventos no protocolo.

Os logs produzidos são bastante detalhados e de fácil compreensão, apresentando separadamente os níveis de enlace, transporte e aplicação.

Para fazer o download deste simulador, acesse:

https://automatak.com/opendnp3/simulator/setup.msi

IEC Server

1.png

Este software simula um servidor do protocolo IEC60870-5-104.

É possível adicionar ponto por ponto a serem disponibilizados, configurando tipo de informação, endereço de ASDU, causa de transmissão, endereço de objeto e valor. Pode ser feita uma simulação temporizada de valores ou estes podem ser alterados manualmente. A configuração de pontos pode ser salva e recarregada posteriormente.

Está disponível em: https://sourceforge.net/projects/iecserver/.

QTester104

1 (1).png

Esta ferramenta open source, desenvolvida por este que vos escreve, permite fazer o papel de cliente do protocolo IEC60870-5-104, ou seja, obtém dados de um servidor.

As capacidades da ferramenta são:

  • Aquisição de vários tipos de informações (ASDU’s).
  • Envio de comandos digitais e analógico de diversos tipos.
  • Envio de solicitação de interrogação geral (GI).
  • Envio de sincronização de tempo.
  • Log do protocolo em formato legível, podendo ser copiado.
  • Tabela exportável com todos os pontos adquiridos, valores, qualificadores, tipo de ASDU, causa, timetag, etc.

Disponível aqui: http://qtester104.sourceforge.net/.

Modbus PLC Simulator

2017-06-25 (5).png

Simulador de escravo Modbus open source.

Permite entrar com os dados simulados manualmente, por animação automática ou através script VB. Executa log de mensagens. Importa configurações de arquivo CSV.

Link para download: http://www.plcsimulator.org/downloads.

Axon Test

tes2.jpg

Esta ferramenta permite simular vários protocolos em modo mestre e escravo: DNP3 Modbus, IEC 60870-101/103/104.

Em modo gratuito, é permitido simular apenas um dispositivo por vez e não é possível salvar as configurações. Ainda assim, a ferramenta é extremamente útil.

A qualidade dos logs é muito boa. Pode-se configurar simulações automáticas de valores, dar feedback aos comandos em pontos de estados, gerar eventos, etc.

Para obter é necessário se cadastrar no site: http://www.axongroup.com.co/downloads/.

Enilit CMS

enilitcms-sshot.png

Por fim, mas não menos importante, Enilit CMS é um completo software de gateway de protocolos. Esta sem dúvida é a melhor e mais poderosa ferramenta gratuita para testes de protocolos disponível. A sua única limitação do modo demonstração é que após 12h de uso o gateway para de distribuir dados, necessitando ser reinicializado para retomar a distribuição.

De fácil utilização, o Enilit CMS permite acrescentar, sem limites, portas mestres e escravas para os protocolos disponíveis. Os dados aquisitados por um protocolo podem ser distribuídos por outros, combinados conforme desejado.

Os protocolos escravos são: IEC60870-5-101/104, DNP3 Serial e SPA-Bus. Os protocolos mestres são: IEC61850, IEC60870-5-101/103/104, DNP3 Serial/TCP, Modbus Serial/TCP e SPA-Bus. Simuladores de dados também estão disponíveis.

Todas as configurações podem ser alteradas online, sem reiniciar o sistema.

A qualidade da implementação dos protocolos é excelente, com certificações internacionais. Os logs são bem completos e detalhados.

Para obter um link para download deste software me solicite aqui nos comentários ou por mensagem particular.

 

Copyright © 2017 Ricardo L. Olsen. All rights reserved.

Company: DSC Systems – https://dscsys.com

XPlain SCADA@cloud service.

#SCADA #PROTOCOLOS #IEC61850 #IEC60870 #DNP3 #OPEN #SOURCE

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s